Hoje em dia com cada vez mais conteúdo de informações e notícias, muitas pessoas prdem-se em meio a tantas informações. Qual a solução para o tempo render mais? É fundamental ter paz
mental, o que torna a mente mais produtiva, segundo o especialista em
produtividade e gestão do tempo, Márcio Welter. "Temos que tirar as
coisas supérfluas da nossa mente. Quando colocamos essas informações num
local confiável, conquistamos a paz mental", afirma.
Na prática, isso requer três providências básicas:
• Use uma agenda: a agenda deve conter tudo que você tem que fazer,
lembrar ou cobrar em um determinado dia ou semana. O critério para os
agendamentos é "do or die" ("faça ou morra") e não uma lista de desejos.
• Faça um planejamento semanal: escolha uma hora de qualquer dia e
faça um planejamento semanal bem estruturado. Revise a semana que
passou; cheque quantas reuniões você tem; se precisar preparar algo para
reuniões, bloqueie o calendário; revise sua lista de projetos e
questione-se o que você precisa fazer para cada um deles na próxima
semana; revise outras listas e verifique as respectivas providências.
"Se a semana ficou factível, você terá uma semana produtiva. Do
contrário, retire algumas tarefas do seu calendário", recomenda Welter.
• Crie uma biblioteca de informações: formule diversas listas – de
todos os projetos, com tarefas a fazer ou documentos a providenciar; dos
assuntos a tratar com terceiros; das atividades de trabalho pontuais,
sem data nem horário; das tarefas da sua vida pessoal; de itens que
esperam resposta; de tópicos variados, como livros que deseja ler ou
filmes que quer assistir.
Estes princípios fazem parte do método de gerenciamento do tempo e
produtividade norte-americano "Getting Things Done" (GTD), trazido ao
Brasil pela consultoria Call Daniel,
especializada no tema. "O método permite maior desempenho, capacidade
de realização e inovação. Alivia a sensação de sobrecarga, gerando foco,
clareza e confiança", diz o consultor.
Welter afirma que as dificuldades que os profissionais enfrentam na
administração do próprio tempo estão relacionadas à falta de um método
de organização que seja simples, prático e que flua no dia a dia. "Como
consequência, a maioria não tem um lista clara do que é ou não é
importante. Quando não temos clareza, tudo é importante ou urgente.”
Ele acrescenta que muitas pessoas também ficam adiando tarefas porque
não usam a agenda de forma objetiva. Outro desafio a superar é a
dificuldade de dizer não, que se torna mais fácil quando a decisão for
baseada num calendário bem planejado. "Acreditamos que fazendo tudo
seremos reconhecidos. Mas, na verdade, quanto mais você focar no que é
estratégico, mais tempo e reconhecimento terá", esclarece.
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