8 dicas para o
desenvolvimento de uma melhor estratégia:
1. As empresas precisam estabelecer porta-vozes para sua marca, que se
preocupam em conversar com o mercado e extrair dele valor para seus
negócios. Por isso, conquistar o apoio dos líderes para que a
transformação cultural não encontre obstáculos nas diversas áreas da
organização é fundamental.
2. Ter disseminadores internos que ensinem as demais áreas da empresa os benefícios das mídias sociais para os negócios.
3. Começar a implantação das mídias sociais por pequenos passos.
Primeiro, o monitoramento online, seguido de um piloto interno, da
participação em conversas online e, finalmente, do lançamento de suas
próprias iniciativas na rede.
4. Definir o objetivo central dessa estratégia e desmembrá-la em
objetivos menores, definidos, de acordo com o perfil de cliente e qual
mídia social será utilizada. Entenda onde estão os seus clientes e
defina qual forma de interação pode trazer mais benefícios em suporte ao
cliente, promoções de venda, na captura de ideias, e outros processos.
5. Estabelecer políticas e orientações de uso de mídias sociais claras e
com linguagem simplificada. As melhores práticas criam manuais de
orientação e promovem workshops para educar tanto os profissionais
diretamente envolvidos, quanto os menos envolvidos.
6. Avaliar quais impactos as mídias sociais podem trazer para os
processos da empresa, sejam eles voltados para o cliente ou para
processos de suporte interno. Identificar também quais os riscos que as
mídias sociais oferecem ao negócio e desenhar planos para a inibição
deles.
7. Encontrar a melhor forma de mobilizar seu público, com o intuito de
incentivar a participação nas mídias sociais. Distribuir prêmios é uma
saída, mas, muitas vezes, o diálogo transparente pode surtir o mesmo
efeito.
8. Entender qual linguagem deverá ser usada para a comunicação com o
mercado. As conversas devem ser humanas, demonstrar sentimentos, elogios
e apoiar os seus clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário