Não é por acaso que o pipoqueiro de Curitiba Valdir Novaki leva
seus ensinamentos a empresários e estudantes de todo o Brasil com a
palestra “O estouro da pipoca do Valdir”. Nascido em São Mateus do Sul,
interior do Paraná, o ex boia-fria, que investiu R$ 5 mil num carrinho
de pipoca há sete anos com a intenção de ter o próprio negócio, fez o
seu empreendimento crescer 30 vezes.
“A intenção é transmitir a mensagem de que o simples também funciona. E que não é só através de grandes empresas que a pessoa vai conseguir prosperar. Sou o exemplo disso. Estudei só até a 4ª série e com minhas economias tive condições de comprar apenas um carrinho de pipoca. Em vez de lamentar, enxerguei nele a solução. Decidi que seria um ótimo pipoqueiro e, hoje, ajudo empreendedores contando minha experiência”, diz Valdir.
“A intenção é transmitir a mensagem de que o simples também funciona. E que não é só através de grandes empresas que a pessoa vai conseguir prosperar. Sou o exemplo disso. Estudei só até a 4ª série e com minhas economias tive condições de comprar apenas um carrinho de pipoca. Em vez de lamentar, enxerguei nele a solução. Decidi que seria um ótimo pipoqueiro e, hoje, ajudo empreendedores contando minha experiência”, diz Valdir.
O pipoqueiro atribui o
sucesso das suas vendas a dois valores fundamentais: “Respeito ao
cliente e inovação”. Como forma de inovar e ao mesmo tempo valorizar a
clientela, Valdir distribui o kit higiene – composto por guardanapo, fio
dental e uma bala de menta – que acompanha cada saquinho de pipoca.
“Percebia que os consumidores não tinham onde limpar as mãos e se
preocupavam com a higiene bucal, principalmente quando estavam de
passagem pelo carrinho. Agora, os clientes agradecem pelo kit”.
O empreendedor também
acompanha as tendências do mercado. Por exemplo, para aderir à
alimentação saudável, o pipoqueiro trocou o óleo de soja por óleo de
girassol e canola na hora de estourar a pipoca, já que os dois são menos
calóricos. Isso tudo sem subir o preço do saquinho, que é de R$ 3. “São
pequenos detalhes que fazem uma grande diferença”, afirma.
Outro diferencial
adotado por Valdir foi a implantação do cartão fidelidade. A cada cinco
pacotes de pipoca, o cliente recebe um gratuitamente. “Com esse cartão,
eu consigo garantir que meus fregueses não vão comprar na concorrência”.
Investir no próprio
negócio é mais uma das estratégias do pipoqueiro. Todo mês ele tira 30%
da receita líquida para investir em novas ideias para o carrinho. “Com
esse investimento, consegui, por exemplo, comprar novos uniformes.
Imprimi os dias da semana neles para usar um a cada dia. Assim, os
clientes enxergam que eu não uso a mesma roupa. E que tudo é muito
higiênico”.
Mas o empreendedor
lembra que inovação é importante contanto que ela caminhe junto com o
foco. “Muitos pipoqueiros vendem outros produtos com a pipoca. Eu
invisto na pipoca em si”. São três sabores: a tradicional; a pipoca
salgada com bacon e pipoca de chocolate e coco.
Formalizado como
empreendedor individual, Valdir pode agora emitir nota fiscal aos
clientes mais exigentes. Hoje, o pipoqueiro recebe além das solicitações
de palestras, pedidos para abertura de franquias. Porém, segundo ele ,
ainda é cedo para isso. “Minha intenção é sempre crescer e ajudar outros
empreendedores. Para mim, o bom empreendedor é aquele que acredita que
pode fazer e dar certo. Se ele não acreditar, não vai chegar a lugar
algum”, conclui.
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